O dia tem 24 horas e, segundo especialistas, este tempo é mais do que suficiente para executar inúmeras tarefas. Porém, um estudo feito pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-
Americana, Oswaldo Paião, apontou que metade dos pastores evangélicos nunca leu a Bíblia Sagrada por completo. Os entrevistados alegaram que não tinham tempo para isso.
O evangelista Alexandre Novaes de Almeida, líder da Assembleia de Deus no conjunto Benedito Bentes 1, afirmou ao portal AD Alagoas que discorda do resultado desta pesquisa. Segundo ele, são poucos os pastores que não se interessam pela leitura da Palavra e, principalmente, os alagoanos que, na opinião dele, são bastante interessados pelo devocional diário.
A pesquisa indica que 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia por inteira pelo menos uma vez na vida. Para subsidiar a análise, o autor entrevistou 1255 dirigentes de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento.
Ênfase é dada na pregação expositiva, disse o autor
Oswaldo conta que a pesquisa se deu por meio de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele, a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos para a leitura da Bíblia.
“A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.
Líderes correm muito o dia todo
Pela análise, a maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião, são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas.
Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’.
Evangelista de AL leu a Bíblia toda uma vez
O evangelista Alexandre Novaes revela que leu a Bíblia inteira uma vez, durante um ano. O diferencial, segundo ele, foi ter feito a leitura sem pressa alguma, com meditação e não apenas por um lazer ou uma ordem imposta.
“O importante é você poder ler a Bíblia inteira e ao mesmo tempo meditar no contexto. Não é ler simplesmente por ler. Se você quiser pode ler a Bíblia inteira até três vezes por ano. Mas, acredito que não terá proveito algum, se fizer na pressa”, acredita o dirigente.
Novaes lembra que existem até estratégias para que se possa ler a Palavra durante um ano e, às vezes, com passagens intercaladas do Velho e do Novo Testamentos. Mais uma vez, ele afirma que se a programação para a leitura deve ser com meditação, para que se entenda e haja abastecimento da alma.
Para o líder da AD no Benedito Bentes 1 não justifica o fato de metade dos pastores afirmarem, nesta pesquisa, que não conseguiram ler a Bíblia inteira por falta de tempo, simplesmente. Ele comenta que este discurso é equivocado e o verdadeiro obreiro com chamada para o ministério sabe muito bem da responsabilidade que tem em manusear bem a Palavra de Deus.
“A Bíblia é a arma do obreiro, do crente em geral. Para um dirigente, a meditação na Palavra torna-se uma matéria mais do que obrigatória. Quem não ler a Bíblia vai desarmado para o culto”, avalia o evangelista Alexandre Novaes.
DIFERENCIAL - Ainda de acordo com a opinião do líder, os pastores de Alagoas são bastante preparados e embasados nas Escrituras Sagradas. “Tenho certeza de que os líderes da Assembleia de Deus em Alagoas lêem bastante a Bíblia. Pela qualidade deles se nota isso”, confirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário